segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

INAUGURAÇAO DA SEDE DA ABD/PI



Por Daniel Lima /Porta acessepiaui
A Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) Piauí inaugura hoje (15) sua nova sede, no bairro Matinha, Centro/Norte de Teresina. Fundada em 2002, a entidade, que funciona como um grande projeto social, atuando na produção, difusão e divulgação de conteúdos audiovisuais, além de promover a discussão sobre políticas públicas e proporcionar inclusão social e digital.
A ABD ministra cursos e oficinas - gratuitas e abertas para toda a população - voltadas para o audiovisual. Segundo a tesoureira da instituição, Fátima Guimarães, são ofertados cursos nas áreas de produção, roteirismo, cinegrafia, fotografia, edição e trilha-sonora, dentre outras.
“Formamos turmas de 30 alunos. Para participar, o interessado traz o currículo e responde a um questionário onde avaliamos o seu interesse, para ver o quanto a pessoa quer fazer o curso, pois muita gente se inscreve e acaba abandonando, tomando a vaga de outros”, disse Fátima.

A tesoureira informou ainda novas oficinas ministradas por experientes documentaristas a nível nacional e por ex-alunos da ABD serão formadas a partir do mês de fevereiro. “Teremos um congresso entre os dias 20 e 21 do próximo mês. Os interessados devem procurar a sede da ABD, situada na Rua Jonathas Batista, 841”, destaca.
Outro projeto da ABD Piauí se chama Cine Mais Cultura. “Levamos um cinema itinerante para bairros de Teresina e comunidades rurais do estado, aproximando a população mais carente dos filmes de documentários, muitos deles produzidos aqui”, completou, ressaltando que a ABD se tornou um Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, no ano de 2006.
Inclusão Social
O trabalho da ABD não se limita a Teresina. A entidade também ministra cursos e oficinas em diversas comunidades rurais do Piauí. “Vários assentamentos, comunidades quilombolas e municípios do interior, onde funcionam os Pontos de Culturas, recebem nossos cursos e oficinas. Quando chegamos nesses lugares, fazemos documentários sobre a própria população da região. As pessoas se vêem nos filmes e se sentem valorizadas. Isso é muito gratificante para nós”, pontuou.
Fátima contou ao Acessepiauí um exemplo de como projetos da ABD mudaram a vida de pessoas, o caso de um ex-vigia de uma emissora local. “Ele queria muito fazer um curso. No dia em que veio se inscrever, de bicicleta, foi atropelado e chegou aqui todo ferido. Depois que concluiu o curso se tornou cinegrafista da emissora, onde atua até hoje”.
Divulgação
A ABD/PI possui equipamentos de ponta, como câmaras digitais de última geração, material de iluminação, sonoplastia e edição de imagem. Além de ser exibido pela própria instituição através do projeto Cine Mais Cultura, os documentários são transmitidos através dela TV Antares, filiada da TV Brasil, que também transmite o conteúdo.
Inauguração
O Ministro da Cultura Interino, Alfredo Manevy está em Teresina, acompanhado pelo Assessor Especial do órgão, Fred Maia. Ele veio inaugurar a sede da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD Piauí, com instalações projetadas para o funcionamento do Ponto de Cultura Audiovisual - ABD Antares e o Cine Mais Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário